Blog lança boletim de análises sobre dados da segurança pública no Ceará

Compreender as dinâmicas da violência e da criminalidade de um Estado por meio dos dados oficiais nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso e na possibilidade de ampliar o debate sobre a segurança pública para um maior número de pessoas, o Blog Escrivaninha lança o primeiro número de seu Boletim “Cenários da (In)Segurança Pública” com uma análise aprofundada e, ao mesmo tempo, didática, sobre as ocorrências criminais do Ceará. Para tanto, contamos com o apoio de Marília Monteiro do Santos, bacharela em ciências econômicas, graduanda em ciências sociais e mestranda em Sociologia além de uma estudiosa de questões como segurança pública, gênero e juventude. Confira o texto de introdução do Boletim. A publicação pode ser acessada e baixada gratuitamente no fim desta página.

“Esta é a primeira edição do boletim “Cenários da (In)segurança” elaborado pelo Blog Escrivaninha. A publicação traz análises e reflexões sobre os números da violência e da criminalidade no Estado do Ceará visando aprimorar e ampliar o debate público sobre o tema. É preciso que a população compreenda as dinâmicas das ocorrências criminais a partir de uma reflexão advinda da sociedade civil e não tão somente dos órgãos de segurança.
Partimos sempre de dados oficiais, disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas buscamos torná-los mais acessíveis seja por meio de textos analíticos seja pela transformação dos números em gráficos e tabelas. Quando necessário, faremos menção a dados produzidos por outras entidades, observatórios e instituições como uma forma de contextualizar melhor os resultados apresentados.
O nosso recorte temporal recai sobre a comparação entre os últimos três anos (2019, 2020 e 2021). O objetivo é identificar tendências nesse período, mas levando em consideração a temporalidade mais próxima de quem está lendo, haja vista o caráter essencialmente mutável e multicausal do fenômeno da violência.
A partir de um olhar mais atento aos dados, é possível perceber que o primeiro quadrimestre de 2020 se apresenta como um ponto fora da curva em relação às estatísticas criminais. Fevereiro e abril bateram recordes de violência letal para esses meses quando se leva em consideração a série histórica iniciada em 2013, ano em que as ocorrências criminais passam a se adequar às normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tanto em sua elaboração quanto em sua transparência. Se os assassinatos fossem expressos sob a forma de um desenho, teríamos uma parábola ascendente atingindo sua maior extensão em 2020, decaindo em 2021, mas com números um pouco mais elevados que os de 2019. Só um fator se mantém ao longo de todo esse tempo: a predominância de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú como os municípios mais violentos do Estado, reforçando a forte presença da Região Metropolitana no mapa da violência do Ceará”.

Um comentário em “Blog lança boletim de análises sobre dados da segurança pública no Ceará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: