Sete policiais penais cometeram suicídio desde 2019 no Ceará

Neste fim de semana, em menos de 48 horas, dois policiais penais cometeram suicídio no Ceará: João Vitor Araújo Sampaio, de 24 anos, e Gilclebe Rodrigues da Silva, de 46 anos

Por Dayanne Borges

Neste domingo, mais uma vida de um policial penal foi perdida. A vítima foi Gilclebe Rodrigues Da Silva, de 46 anos, que integrava a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) desde 2015. O policial estava lotado na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A informação chegou no começo da noite, por meio de aplicativos móveis:  “Outro colega se matou. Loucura”, comentou um agente. Da Silva, como era conhecido entre os colegas, é o sétimo policial penal a tirar a própria vida desde 2019.

Neste mês, três suicídios e um homicídio foram registrados entre os policiais penais. No último dia 6, o policial penal Wendell Gondim Cruz matou Glauber Monteiro Peixoto, também policial penal, e logo após o ocorrido cometeu suicídio. No sábado, dia 13, o policial penal João Vitor Araújo Sampaio também se matou. Ele estava lotado na Cadeia Pública de Granja.

Nesse sábado, o Blog Escrivaninha publicou uma reportagem acerca das mudanças ocorridas na gestão penitenciária desde 2019 que geraram acúmulo de atividades e condições insalubres de trabalho, resultando em adoecimentos. A categoria se sente sobrecarregada. “Conseguimos organizar o sistema penal. Os presos se mantêm dentro de uma disciplina rígida, mas os servidores também entraram nessa mesma disciplina. Por causa disso, estamos no limite. Nossa atividade parece que não tem fim”, desabafa um dos servidores ouvidos pelo blog. Confira a matéria completa.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: