Mapas revelam como os homicídios se distribuem espacialmente no Ceará

Por Marcelo Davi e Débora Lima

Os Mapas abaixo apresentam a distribuição espacial da taxa de homicídios (CVLI) para cada 100 mil habitantes segundo os municípios cearenses para os anos de 2019 e 2020. Os valores referentes aos dias 30/12 e 31/12 de 2020 são previsões, considerando o mês de dezembro do referido ano como referência. As informações aqui apresentadas foram extraídas dos relatórios diários dos resumos das principais ocorrências atendidas pelas vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) disponíveis no site da própria instituição, podendo assim, sofrer alterações de acordo com a fonte oficial.

Mapa de homicídios do Ceará em 2019 – Região Metropolitana e Norte são destaques negativos

Entre 2019 e 2020, o número de municípios acima da faixa da taxa de 30,01 homicídios para cada 100 mil habitantes cresceram em aproximadamente 107,69%, passando de 39 cidades em 2019 para 81 cidades em 2020. Isto é, em torno de 44% dos 184 municípios cearenses. Esses resultados se refletem no aumento vertiginoso esperado de 79,03% entre 2019-2020 em todo o estado do Ceará.

Mapa de homicídios de 2020 mostra áreas de calor mais disseminadas por todo o Estado

Os possíveis fatores pontuais ocorridos no ano que poderiam explicar esse aumento: (i) Greve da polícia; (ii) Guerra entre facções; (iii) Formação/Capacitação & Gestão; (iv) Baixo controle da atividade policial e (v) Crise sanitária (Pandemia da COVID-19) no qual reduziu o efetivo de policiais por afastamento da doença. Ademais, têm os fatores estruturais que se referem à política de segurança pública no estado.

Tabela com os municípios cearenses com maior taxa de CVLIs. Embora não esteja proporcionalmente entre as cidades mais violentas, Fortaleza foi incluída na lista a título de comparação

Marcelo Davi Santos

Analista de Políticas Públicas. Graduando em Administração Pública pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Graduado, mestre e doutor em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia – CAEN/UFC.

Débora Lima

Pesquisadora e advogada criminalista, especialista em Gestão Pública, Segurança Pública e em Gestão de Projetos e mestranda em Planejamento em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atual Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB CE RMF – Triênio 2019/2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: