Com o intuito de mitigar os danos da violência no Estado, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inaugura nesta quarta-feira,3, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV). O projeto visa oferecer assistência interdisciplinar às vítimas de violência e, para isso, contará com o acompanhamento de profissionais da área da saúde e do direito. Estudantes dos cursos de Direito e Psicologia da Unifor também participarão da iniciativa, que será instalada no Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor (EPJ) localizado no bloco Z.
A criação do projeto se deu a partir dos altos índices de violência registrados no estado do Ceará. Os números chamaram a atenção do Poder Público e da sociedade visto que, os atos impactam diretamente a vida dos cearenses.
“A Fundação Edson Queiroz acredita que é de fundamental importância envolver os alunos nesse processo de formação e sensibilização. Além disso, a responsabilidade social está no nosso DNA. Já nascemos com o compromisso de desenvolver projetos capazes de diminuir as desigualdades sociais por meio da oferta de serviços e oportunidades, especialmente, para as populações mais vulneráveis.
O trabalho do Núcleo vai auxiliar também na compreensão da violência urbana e nos ajudar a pensar como podemos contribuir nesse contexto social”, explica Lenise Queiroz, presidente da entidade.
Para oficializar a inauguração do NAVV, a Unifor realizou um evento aberto ao público, no Auditório da Biblioteca. A vice-governadora do Estado, Jade Romero, participou da solenidade. O pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), jornalista Bruno Paes Manso, ministrou uma palestra sobre a dinâmica dos assassinatos em São Paulo em mais de um século.