Por Ricardo Moura
A comissão de Segurança Pública da OAB Ceará (OAB/CE) entrará com um requerimento solicitando o afastamento cautelar dos policiais militares envolvidos na abordagem violenta contra Mestre Nena e seus filhos, ocorrida no último dia 21, em Juazeiro do Norte. Familiares da vítima se reuniram na tarde desta sexta-feira, dia 27, com representantes das comissões de Segurança Pública, dos Direitos da Pessoa Idosa, de Promoção da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, na sede da entidade. O caso será acompanhado pelo Procuradoria da Ordem.
Francisco Gomes Novaes, o Mestre Nena, denunciou que tanto ele quanto os filhos foram agredidos por PMs. De acordo com o relato dele, três viaturas da Polícia Militares estavam na casa de um de seus filhos, na tarde do sábado, por causa de uma denúncia de que no local haveria drogas e armas de fogo. Nena afirma que um dos filhos foi agredido enquanto as filhas estavam trancadas para que não pudessem acompanhar a ação policial.
Em entrevista ao OPOVO, o mestre da cultura disse que tentou intervir. Um tiro foi disparado, ele caminhou em direção aos PMs e, então, começou a ser agredido. Um boletim de ocorrência foi feito, bem como o exame de corpo delito. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmaram estar acompanhando a investigação, devendo tomar as providências cabíveis.
Mestre Nena é considerado um Tesouro Vivo do Ceará pela Secretaria da Cultura. Ele é fundador do Bacamarteiros da Paz, grupo bacamarteiro bastante representativo do folclore nordestino. Há 50 anos ele dedica a vida à cultura popular.