Em abril, Fortaleza registra mais mortes do que nascimentos pelo 2º mês consecutivo

Com cerca de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza teve até a última sexta-feira, dia 30, 3.108 óbitos e 2.655 nascimentos feitos em cartórios de Registro Civil no mês de abril. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil e se referem a março e abril de 2021. A capital cearense é uma das três capitais nordestinas em que as mortes superam nascimentos no mês. O número repete fenômeno observado em março, que teve 3.421 óbitos e 2.473 nascimentos, se tornando o quarto mês na História em que as mortes superaram os nascidos vivos.

A queda na diferença entre nascimentos e óbitos em Fortaleza vinha ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos, mas se acentuou de forma contundente com a pandemia da COVID-19. Em abril e maio de 2020, a cidade já havia registrado mais óbitos do que nascimentos, 116 e 2.358 respectivamente. Com o agravamento da pandemia, o fenômeno voltou a se repetir este ano, com março registrando 948 falecidos a mais do que nascidos vivos, número que caiu para 453 em abril.

“A possibilidade do Portal dos Cartórios de Registro Civil fornecer estatísticas em tempo real permite que tenhamos uma dimensão exata do que está acontecendo em nosso País e que possam ser tomadas as ações pelo Poder Público, principalmente nos locais onde a pandemia se mostra mais grave no momento”, destaca o presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Gustavo Renato Fiscarelli.

(com informações da assessoria da Arpen-Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: