Homicídios caem em julho no Ceará, mas números permanecem maiores que ano passado

Os dados consolidados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre Crime Violento Letal Intencional (CVLI) divulgados nesta semana mostram uma tendência de queda da violência no Ceará na comparação com os meses anteriores. Julho registrou 295 homicídios, número menor que junho, quando foram contabilizados 357 assassinatos. Janeiro foi o mês menos violento do ano, com 265 homicídios.
Na comparação com 2019, contudo, a leitura muda. É possível perceber que os homicídios quase dobraram de um ano para outro. São 2.538 homicídios em 2020 contra 1.302 nos sete primeiros meses do ano passado, uma alta de 95%. Julho de 2019 registrou, por exemplo, 196 homicídios. O mês mais violento do ano passado foi abril, com 213 assassinatos.
Os picos de violência letal em 2020 coincidem com o motim da Polícia Militar, ocorrido em fevereiro, e o período mais restritivo do isolamento social, em abril. Em ambos os casos, os homicídios bateram recordes em seus respectivos meses.

Mortes por intervenção policial e nos presídios

Em julho, oito pessoas foram mortas durante intervenção policial. Em todo o ano, esse número chega a 104. Para efeito de comparação, nos sete primeiros meses de 2019, 91 pessoas foram mortas durante intervenção policial. Na série histórica da SSPDS iniciada em 2013, a estatística de mortos pela polícia em 2020 só é menor que a de 2018, quando as mortes por intervenção policial contabilizaram 139 vítimas. Vale ressaltar que as mortes decorrentes de intervenção policial não são consideradas como intencionais, pois possuem excludente de ilicitude.
Não houve registro de assassinatos em unidades prisionais em julho. Em todo o ano, apenas uma pessoa foi assassinada nos presídios cearenses, conforme os dados oficiais. Esse número é o mesmo registrado em 2019, no mesmo período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: