Frei franciscano é alvo de nova onda de ataques virtuais

Grupos católicos estariam por trás das mensagens agressivas dirigidas ao religioso. Os posicionamentos do frei Lorrane Clementino sobre o acolhimento de pessoas LGBTQIA+ na igreja e as críticas feitas às injustiças sociais são os principais motivos para que as ofensas aconteçam.  

Por Dayanne Borges

Em julho do ano passado, o Blog Escrivaninha revelou que o frei franciscano Lorrane Clementino estava sendo vítima de ataques virtuais por causa de seu posicionamento em relação à defesa da população LGBTQIA+ e às críticas sobre a atual conjuntura política. Mesmo registrando um boletim de ocorrência, as agressões não cessaram e o religioso se tornou mais uma vez alvo de comentários racistas e homofóbicos de perfis e grupos conservadores da Igreja Católica.

De acordo com o frei, os apostolados Beato Padre Victor, Santo Inácio e o Centro Dom Bosco, que não é o Salesiano, se organizaram para intensificar os ataques direcionados a ele. Com ameaças e palavras pejorativas, tais grupos afirmam defender a fé. O religioso afirma que, desde julho, os comentários agressivos nunca pararam, mas a intensidade deles aumentaram. “De lá para cá já houve outros ataques, em que eles me expõem, querendo acabar com minha moral”, explica.

Print de uma ameaça recebida pelo frei nas redes sociais

Diante das ameaças sofridas, o frei acionou a Polícia Civil por meio de um boletim de ocorrência, mas ainda aguarda um desfecho sobre o caso. Lorrane Clementino destaca que a justiça brasileira é lenta, e diz que os católicos precisam se unir para que exista uma blindagem contra os ataques, sem o uso da violência e do ódio, mas sim acionando o Ministério Público para que aconteça uma investigação.

Embora esteja de mudança para o México, o franciscano alega que essa viagem não tem a ver com os ataques, pois o processo de transferência foi iniciado em março de 2021, meses antes das primeiras agressões sofridas nas redes sociais. “Irei fazer uma experiência missionária. Está na nossa programação de formação dentro da vida religiosa. Foi um desejo meu, devido ao lindo e desafiador trabalho que os frades mexicanos desenvolvem com os migrantes e refugiados. Com ameaças ou sem, eu iria de todo jeito”, argumenta.

Um comentário em “Frei franciscano é alvo de nova onda de ataques virtuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: