Por Ricardo Moura
O professor Marco Aurélio Marques, 49 anos, da rede municipal de ensino, pode ter sido mais uma vítima de LGBTfobia em Fortaleza. É o que acreditam amigos e colegas de profissão da vítima. Marco Aurélio estava desaparecido desde a noite da última sexta-feira, dia 24. Pouco depois, uma campanha de mobilização em torno da sua localização, movida por parentes e amigos, teve início nas redes sociais.
Na tarde de sábado, a esperança de reencontrar o professor vivo deu lugar à tristeza. O corpo dele estava no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza e foi reconhecido por meio da impressão digital. Não há informações sobre o local onde ele teria sido assassinado. Conforme o blog apurou, o cadáver possuía diversas marcas de agressão, uma característica bastante comum em crimes de ódio. A possibilidade de que Marco Aurélio Marques possa ter sido vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte) também não foi descartada.
O veículo do professor, um Ecosport, foi detectado pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã do sábado, na rua Vital Brasil, Granja Portugal. A vítima, porém, não era o condutor do carro. O Ecosport foi encontrado abandonado, pouco tempo depois, na avenida Urucutuba, no Bom Jardim, com algumas de suas peças removidas.
A notícia do assassinato chocou professores, alunos e pais da escola onde Marcos Aurélio Marques lecionava Ciências e Matemática na Escola Municipal Raimundo Moreira Sena (Distrito 5). “Ele era um anjo, um grande amigo, a alegria em pessoa”, comenta uma professora amiga do docente. “Não podemos deixar de nos manifestar. O que ocorreu foi uma maldade, um crime violento que nunca pode ser esquecido. Espero que haja investigação de fato”, acrescenta.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lamentou a morte do professor: “Marcos Aurélio Maruqes, que já atuou como superintendente escolar do Distrito 5, teve sua jornada profissional marcada por dedicação e compromisso com a educação. Neste momento de dor, a SME expressa solidariedade aos familiares e amigos, ratificando os votos de pesar pela grande perda. Que Deus conforte todos!”
Atualização às 19h19.