Mulheres de terreiro promovem encontro contra a intolerância religiosa e racismo

Iniciativa pretende unir os dois segmentos da sociedade que mais sofrem com a descriminação no Brasil: Mulheres e Umbanda

Por Luiza Vieira

Com o intuito de promover a equidade e defender os direitos dos povos de terreiro, o Instituto Carta Magna da Umbanda (ICMU) do Estado do Ceará realiza nesta quarta-feira, 24, o primeiro encontro estadual de mulheres de Povos de Terreiro, promovido pela entidade. O movimento ocorre no Centro de Cultura, Arte, Ciências e Esporte (Cuca) do Mondubim, na cidade de Fortaleza, a partir das 15h. 

A iniciativa pretende unir os dois segmentos da sociedade que mais sofrem com a descriminação no Brasil: Mulheres e Umbanda, conforme explicou Mãe Taty, uma das idealizadoras do evento. 

“O encontro de hoje tem como escopo unir as mulheres de terreiro na bandeira contra o machismo, desrespeito e intolerância, para esclarecer para as mulheres os direitos que nós temos, porque, para a gente cobrar, a gente precisa conhecer”, disse. 

O artigo 208 do Código Penal Brasileiro prevê, para o crime de ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo, pena de detenção de um mês a um ano ou multa.

De acordo com o presidente do ICMU, Pai Gérson, o encontro pretende alertar os governantes para os direitos dos Povos de Terreiro, uma vez que a Umbanda é protegida na forma da lei pela Constituição da República Federativa do Brasil. 

“Lutamos para que os direitos dos Povos de Terreiro sejam cobrados com responsabilidade aos governantes e aos Poderes Públicos, tanto nacional, quanto estadual e municipal”, explicou. 

Estarão presentes na ocasião, representantes das secretarias de Saúde, Igualdade Racial e Direitos Humanos, bem como integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A participação das figuras públicas atua na promoção de conhecimento acerca da responsabilidade de cada uma das entidades na luta contra o preconceito e descriminação dos povos de terreiro.

A previsão é que o encontro estadual de mulheres de povos de terreiro seja realizado anualmente no mês de março, tendo em vista que é o período em que se comemora o Dia da Mulher. 

Serviço: 

1° Encontro Estadual de Mulheres de Povos de Terreiro, promovido pelo ICMU 

Quando: 27 de março, quarta-feira, a partir das 15h

Local: Centro de Cultura, Arte, Ciências e Esporte (Cuca) do Mondubim – Rua Prof. Glauco Lobo – Mondubim

Deixe um comentário