De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a implantação das bodycams tem apresentado um resultado “totalmente positivo”
Por Luiza Vieira
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), informou que, após a instalação das câmeras corporais (bodycams), o índice de ocorrências nas unidades prisionais do Estado reduziu em mais de 50%. As ocorrências mencionadas englobam tentativa de motim e agressão, por exemplo. De acordo com a pasta, cerca de 450 câmeras corporais foram instaladas, em todo o Estado do Ceará.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a implantação das bodycams tem apresentado um resultado “totalmente positivo” uma vez que a iniciativa mostra “a eficiência do equipamento para resguardar todas as pessoas dentro do sistema prisional”.
A intenção do equipamento é “mostrar realmente o que acontece dentro do sistema prisional na questão de transparência e mostrar que o policial correto, o policial que trabalha certo, está no caminho certo e isso com isso o trabalho sendo transparente diminuiu bastante as denúncias e algumas denúncias que foram feitas mostrou-se que a filmagem esclareceu os fatos”, disse.
“Lógico que é mais um somativo, porque hoje nós estamos implementando em todas unidades prisionais a questão do monitoramento via câmeras fechadas de TV (CFTV), então isso é importante. Ela é mais um complemento que mostra realmente a realidade ali do fato. Não é só uma imagem muda, é todo dentro de todo um contexto quando o preso tá exaltado, quando o preso desacata o policial”, completou.
CFTV
A modalidade de segurança citada por Mauro, CFTV, consiste em um sistema que constitui os bastidores e o instrumental para o monitoramento e o controle de acesso feito basicamente por meio de câmeras que transmitem as imagens para um monitor.
Por meio de diversas câmeras digitais ou câmeras analógicas, o sistema capta imagens e pode armazená-las. Assim, quanto mais câmeras forem instaladas em pontos estratégicos diferentes, mais eficiente será o CFTV como ferramenta de vigilância e segurança.
Crédito da foto: SAP.
