Jovem desaparece após assistir vídeos de líder religioso 

Além de João Vitor, morador do município de Rio Bonito (RJ), outras três pessoas desapareceram após vídeo de ensinamentos do guru espiritual. Em junho de 2021, o Blog Escrivaninha descreveu um caso semelhante vivido por Maria Rafaela Viana Alves, que tinha 17 anos à época. Ela fugiu de casa para encontrar o namorado, em Minas Gerais. Hoje ambos vivem em Rondônia, na comunidade criada pelo guru Juarez C. Vital  

Por Luiza Vieira 

No último dia 9, o jovem João Vítor Luís Rodrigues, de 20 anos, saiu de sua residência no bairro Viçosa, no município de Rio Bonito (RJ), sem informar o destino. De acordo com familiares, ele era uma pessoa “muito calada” e que “não falava nada com ninguém”. “O João Vítor vivia quieto na dele”, relembra a prima Gaby Moraes. O comportamento reservado, contudo, foi dando lugar a uma atitude ainda mais arredia e distante em relação a amigos e familiares. Essa mudança teve início, conforme o relato de Gaby Moraes, a partir do momento em que o jovem passou a assistir aos vídeos com ensinamentos do líder religioso Juarez C. Vital, um místico de Rondônia.

A família acredita que João Vítor deixou o lar para morar na comunidade mantida pelo líder espiritual. Conforme o Blog apurou, mais três teriam saído de suas casas, recentemente, influenciadas pela pregação virtual do religioso. Segundo a prima, em primeiro lugar, João Vítor modificou sua alimentação, passando a consumir produtos naturais; depois, a aparência foi ficando diferente: o jovem decidiu não cortar o cabelo e nem fazer a barba. Gaby Moraes explica que o primo também não aceitava comprar roupas. As vestimentas que usava eram doadas, “sem muita vaidade”.

“Ele seguia esse Juarez. Isso pra mim é muito novo, eu não conhecia isso. Não sei como é essa seita, se é uma religião. Sei que as pessoas que seguem esse Juarez ficam assim: não cortam o cabelo, ficam sem vaidade, não se importam em comprar uma roupa, tudo pra eles é bem simples, é diferente”, explica. 

De Itaitinga para Rondônia

Em junho de 2021, o Blog Escrivaninha descreveu o caso vivido por Maria Rafaela Viana Alves, de 17 anos à época, e o namorado, Lucas Farias, que tinha 22. A história teve início no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), após a adolescente entrar em um carro branco e desaparecer de casa. A fuga foi registrada em câmeras de vigilância. A família noticiou o fato nas redes sociais e o sumiço ganhou repercussão. A equipe de reportagem do Blog, a partir de uma investigação realizada com pessoas próximas a Rafaela, descobriu que ela tinha ido ao encontro ao namorado, que residia no município de Santa Juliana (MG), distante 441 km da capital mineira, Belo Horizonte. 

Ambos seguiam os ensinamentos de Juarez C. Vital, assistiam aos vídeos e adotavam uma postura de simplicidade, conforme a doutrina ensinada pelo líder espiritual. Ao ser procurado pela reportagem à época, o religioso negou, de forma indignada, ter participação no desaparecimento de Rafaela. No entanto, o guru fez contato com Lucas e confirmou que a jovem estava com ele, sem especificar a localização.

Lucas e Rafaela passaram um tempo em Minas Gerais antes de se dirigirem à propriedade de Juarez, em Rondônia

Em entrevista ao Blog, Lucas Farias falou sobre o paradeiro deles, revelando o município, o bairro e o número da casa onde estavam vivendo. Com uma fala em tom de fervor, o jovem afirmou que o conflito gerado a partir do desaparecimento da adolescente não o abalava pelo fato de a verdade estar próxima. “O mundo, em breve, vai nos conhecer”, declarou. Lucas disse ainda que era responsável o suficiente para assumir compromisso com a adolescente de apenas 17 anos.

Maria Rafaela, por sua vez, disse ter conhecido Lucas Farias um ano antes por meio das redes sociais. Ambos faziam parte de um mesmo grupo do WhatsApp. A adolescente também contou que sua ida para Minas Gerais fora custeada pelo jovem a quem o chamava de “esposo”. Ela também teria vendido alguns pertences para auxiliar na compra da passagem de avião.

Passados quase dois anos da fuga, Rafaela e Lucas agora vivem com Juarez C. Vital em uma propriedade localizada no município de Ariquemes, distante 202 km de Porto Velho, capital de Rondônia. Em vídeo publicado nas redes sociais de seguidores de Juarez C. Vidal, no dia 8 de abril, é possível ver o casal deitado em uma rede, descansando. O guru filma a cena, que ocorre em um alpendre. Quatro adolescentes estão reunidos em torno de uma mesa, enquanto outros dois dormem em uma rede. O religioso também interage com outras pessoas que integram aquela comunidade. 

Imagem de Lucas e Rafaela em Ariquemes, Rondônia, em abril deste ano. A gravação foi feita por Juarez

Contato restrito

Em conversa com Silvana Viana, mãe de Maria Rafaela, o Blog apurou que os jovens que residem com Juarez não possuem aparelho celular. Apenas o guru dispõe desse recurso. Ela menciona que antes o contato entre as duas ocorria pelo menos uma vez na semana. Contudo, a última vez em que mãe e filha se falaram foi no dia 3 de dezembro de 2022. 

No último áudio enviado à Silvana, Rafaela explica que, devido à quadra chuvosa na região, não seria possível manter contato frequente. “Tá tendo apagão, enchentes, a chuva não quer parar mais. Não tô usando celular, mas quando der uma parada aqui nessa chuva eu ligo”, informou a filha. “Ela não me chama de mãe, só de Silvana. A última vez em que ouvi a voz dela foi em 18 de abril”, conta.

Força dos vídeos

Trecho de um vídeo recente de Juarez C. Vital no Youtube

O grupo liderado por Juarez C. Vital se autodenomina “Povo Yaorrou” que, na tradução em hebraico antigo, significa “Criador dos céus e da terra”.  Em seu canal no YouTube, que possui cerca de 53 mil inscritos, o guru espiritual publica vídeos alegando que “a população está enganada” e que o fim do mundo se aproxima. Os vídeos trazem pregações diversas e momentos do cotidiano da comunidade, como os membros debulhando milho. 

“Depois que conheci o nome verdadeiro do altíssimo, minha vida mudou e pra melhor. Eu era uma pessoa amarga, tudo me irritava. Tinha uma angústia muito grande. A partir do momento que conheci a verdade, joguei tudo fora o que era do sistema religioso. Todas as coisas ruins que eu sentia foram embora, hoje nada me abala mais, sou calma, tranquila e feliz com o altíssimo”, relata uma internauta em um dos comentários nos vídeos. 

Os ensinamentos de Juarez C. Vidal não influenciam apenas jovens e adolescentes. Bruna Melo afirma que notou uma mudança repentina no comportamento do pai, José Jarison de Melo, de 62 anos. Ela relatou que, depois que Jarison começou a acompanhar o canal de Juarez, ele ameaçou ir morar na região Norte do país. Atualmente, ambos residem na cidade de Joinville (SC). 

“Ele era um cara normal, vida normal aposentado,  simplesmente começou a andar igual um mendigo, barba e cabelos enormes, não fala coisas normais, não come mais nenhum tipo de carne, idolatra esse senhor que ele chama de último profeta. Minha família já não sabe mais o que fazer. Disse pra minha mãe que não pode ter relações com ela porque ele quer ser puro”, explicou Bruna. 

“Ele não dá mais explicações, pediu o divórcio pra minha mãe e quer ir (ao Nordeste do país). Estamos fazendo de tudo para segurá-lo aqui o quanto podemos. Meu pai sempre foi um cara de estatura normal e biofísica. Ele quase não come pra ter santidade. Está magro só pele e osso. Aos sábados ele não levanta nem da cama só ouvindo os absurdos que esse senhor juarez fala”, acrescentou a filha. 

Contatado pelo Blog, Juarez C. Vidal admite que desconhece o desaparecimento dessas pessoas e garante que, se soubesse de algo, “com todo prazer falaria” a respeito. O guru espiritual acrescenta que a propriedade a qual reside não tem sinal de internet, por este motivo o contato com as redes sociais não é recorrente. 

Com reportagem de Vivian Sales.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: