Paradeiro localizado: adolescente fala sobre fuga e condições atuais de vida

Após conseguir o contato de Lucas Farias, o Blog Escrivaninha entrevistou os jovens para saber como se deu o plano de fuga e as condições de vida e de moradia de ambos, no município mineiro de Santa Juliana, distante 441 km de Belo Horizonte.

Por Dayanne Borges, Ricardo Moura e Vivian Sales

O mistério chegou ao fim. Desde a manhã da última terça-feira, dia 15, familiares e moradores de Itaitinga buscavam informações sobre o paradeiro de Maria Rafaela Viana Alves, de 17 anos. A adolescente foi vista entrando em um carro branco com uma bolsa e uma mochila na rua de sua casa. Desde então, seu paradeiro era desconhecido. A primeira pista veio por meio do contato com que a jovem mantinha com Lucas Farias, 22. Ambos seguem os ensinamentos de Juarez C. Vital, um místico de Rondônia que prega por meio das redes sociais contra a falsidade das religiões tradicionais além de defender a crença em YHWH, o ser supremo que fez “os céus, a terra e as fontes das águas”.

Procurado pela reportagem, Juarez C. Vital negou, de forma indignada, que tivesse algum tipo de participação no suposto desaparecimento. O líder espiritual, contudo, fez contato com Lucas e confirmou que a adolescente estava com ele, mas sem precisar a localização de ambos. O Blog Escrivaninha obteve acesso ao telefone de Lucas, permitindo que uma primeira interação fosse realizada, ainda na tarde de ontem. A comunicação, contudo, se deu de forma fragmentada. Entre uma mensagem e outra, passava-se um certo tempo.

A repercussão do caso nas redes sociais, após a publicação da notícia no blog, fez com que os jovens se manifestassem. Na manhã de quarta, Maria Rafaela informou ao pai que estava bem, mas cansada. À tarde, fez uma videochamada para a mãe para dizer que estava bem e mostrar o local onde está abrigada. Trata-se de uma casa situada no município de Santa Juliana (MG), cidade de 14 mil habitantes distante 441 km da capital mineira. Conforme a reportagem apurou, Lucas era morador de Uberlândia (MG). A cidade de Santa Juliana, por sua vez, está localizada no trajeto de quase oito horas que separa Belo Horizonte de Uberlândia.  

Mapa do trajeto Belo Horizonte/Uberlândia. Santa Juliana situa-se entre os dois municípios. Imagem: Google Maps

O imóvel em que os dois jovens estão morando possui dois cômodos, uma estrutura rústica, com poucos utensílios e é cercado por muita vegetação, em um cenário característico de zona rural. Durante a conversa por vídeo, Lucas Farias não apareceu. A interação ocorreu exclusivamente entre mãe e filha.

No fim da tarde de ontem, Lucas Farias falou sobre o paradeiro deles, revelando o município, o bairro e o número da casa onde vivem. Com uma fala em tom de fervor, o jovem afirmou que o conflito gerado a partir do desaparecimento da adolescente não o abala pelo fato da verdade estar próxima. “O mundo, em breve, vai nos conhecer”, declara. Lucas disse ainda que é responsável o suficiente para assumir compromisso com a adolescente de apenas 17 anos.

Em entrevista ao blog, Maria Rafaela disse ter conhecido Lucas Farias há um ano por meio das redes sociais. Ambos faziam parte de um mesmo grupo do WhatsApp. A adolescente também contou que sua ida para Minas Gerais foi custeada pelo jovem a quem o chama de “esposo”. Ela também teria vendido alguns pertences para auxiliar na compra da passagem de avião. Ao ser indagada sobre a cidade e o estado em que se encontra atualmente, Maria Rafaela afirma, com uma voz calma e risonha, ser tranquilo tanto o lugar como as pessoas. A menina afirma ainda estar gostando muito de Santa Juliana, mas faz uma ressalva sobre a temperatura por não ter se acostumado com o frio.

Fuga planejada

Questionada sobre o modo como deixou sua residência, sem avisar ninguém e de modo sorrateiro, Maria Rafaela comentou que estava planejando tudo isso há cinco meses. A adolescente contou que ela e Lucas vinham se preparando ao longo desse tempo, por meio da montagem da casa à qual pretendiam morar. 

Maria Rafaela revela ter tentado apresentar Lucas aos pais e que também os deixou de sobreaviso sobre sua vontade de partir. Mas, diante da relutância deles, a adolescente decidiu deixar sua residência, no bairro Gereraú, em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), sem contar nada a ninguém. A jovem informou que, desde os 16 anos, já pode viajar sozinha e com 17 já possuía liberação para comprar a passagem por conta própria.

Sobre o que virá pela frente, Maria Rafaela alega já ter conseguido um emprego. Lucas Farias, por sua vez, possuiria um trabalho fixo na cidade em que vivem. Trabalhar e compartilhar a vida são os planos dos jovens para o futuro, comenta a adolescente.

Silvana Viana, a mãe da adolescente, afirmou estar menos aflita após ter conversado com a filha. Além de manter comunicação constante com a Delegacia Metropolitana de Itaitinga, os pais aguardam a volta da filha para casa. A preocupação se deve pelo fato de Lucas não ter feito nenhuma chamada de vídeo e nem aparecido na ligação feita pela adolescente. Os pais temem pela segurança de Maria Rafaela já que não conhecem o rapaz e nunca o viram. 

Fugir de casa é crime? O que diz a Lei?

Consultada pelo Blog Escrivaninha, a advogada Anna Luiza Nunes afirma que, a priori, a fuga não constitui crime por parte de nenhum dos envolvidos. “O pretenso crime de rapto mediante fraude foi revogado em 2005 e não há elementos para dizer o que a adolescente de 17 anos veio a sofrer. Não há como exarar qualquer parecer face à míngua de dados jurídicos e pela inconclusão da ocorrência”, explica.

Sobre a imagem. As fotos que compõem a reportagem foram fornecidas por Maria Rafaela à equipe do Blog.

Um comentário em “Paradeiro localizado: adolescente fala sobre fuga e condições atuais de vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: