Ministério Público cobra ações contra onda de assassinatos em Chorozinho

Com apenas 20 mil moradores, a cidade de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), enfrenta uma onda de assassinatos que está aterrorizando a população. Só nessa última quarta-feira, dia 29, quatro pessoas foram executadas na cidade em menos de 10 horas sob circunstâncias distintas. No último dia 18, um sábado, quatro adolescentes entre 15 e 17 anos, moradores da zona rural, já haviam sido vítimas de uma chacina. De janeiro a agosto deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 14 crimes violentos letais intencionais (CVLIs) foram registrados naquele município.

A situação acionou o sinal de alerta da Promotoria de Justiça da Comarca de Chorozinho. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu uma nota lamentando a nova sequência de homicídios ocorridos na cidade. O promotor de justiça no município acompanhou o desdobramento dos casos juntamente com as polícias Civil e Militar. O Ministério Público cobra mais investimentos no policiamento local. Quatro policiais civis teriam deixado a Delegacia Municipal de Chorozinho este ano, dois deles foram transferidos e dois foram afastados por licença médica. O efetivo da unidade policial, contudo, não teria sido recomposto.

Por causa disso, no último dia 20, uma recomendação foi expedida tanto à SSPDS quanto à Superintendência da Polícia Civil do Ceará solicitando a ampliação do efetivo da Polícia Civil em Chorozinho. O documento cobra ainda que uma força-tarefa seja instaurada para investigar a chacina dos quatro adolescentes. Os dois órgãos têm até amanhã para enviar uma resposta ao MP.  O não acatamento da recomendação pode resultar na adoção de medidas legais, como o ajuizamento das ações pertinentes, dentre elas “ações civis públicas, de improbidade administrativa e demais cabíveis”.  

(com informações da assessoria de comunicação do MPCE)

Sobre a imagem. Entrada da cidade de Chorozinho com a estátua do Menino Jesus em destaque. Arte sobre reprodução do Google Maps.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: