Após contato com Juarez C. Vital por meio do WhatsApp, o Blog Escrivaninha descobriu que Maria Rafaela Viana, desaparecida nesta terça, dia 15, foi ao encontro de Lucas Farias, um rapaz com quem ela mantinha um relacionamento, em outro Estado. O local exato ainda não foi confirmado
Por Dayanne Borges e Vivian Sales
Após a informação sobre o desaparecimento de Maria Rafaela Viana Alves, de 17 anos, moradora do município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o Blog Escrivaninha entrou em contato com Juarez C. Vital, líder do movimento religioso ao qual Lucas Farias, o homem que teria mantido conversações com a adolescente nos últimos meses, fazia parte.

Interpelado pelo próprio líder do movimento, cuja sede fica na zona rural do Estado de Rondônia, o jovem, de 22 anos, informou que Maria Rafaela havia saído de casa para ir ao encontro dele por meio de um transporte aéreo. O carro que esteve na casa dela faria parte de um aplicativo de transporte, conforme o relato da mãe.
O Blog Escrivaninha apurou que Lucas é natural de Vitória da Conquista, na Bahia. No entanto, o local para qual a jovem se deslocou para encontrá-lo permanece incógnito. Até a noite dessa terça-feira, não havia confirmação do destino ao qual a adolescente se dirigiu. O veículo branco usado por ela teve como destino o Aeroporto de Fortaleza, de onde a adolescente teria embarcado.
Silvana, mãe da adolescente, revelou que esteve na Delegacia Metropolitana de Itaitinga, mas não obteve êxito, pois foi dito a ela que nada poderia ser feito, haja vista a adolescente ter “saído com as próprias pernas” de casa.
Ainda assim, a mãe da jovem se dirigiu à 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará, para registrar um boletim de ocorrência. A unidade informou que irá investigar o caso, tendo a mãe da jovem desaparecida como uma figura importante para acompanhar o passo a passo das investigações. O pai da adolescente, que é separado da mãe, esteve na tarde desta terça-feira, dia 15, no Terminal Rodoviário de Fortaleza Engenheiro João Thomé a fim de encontrar alguma pista sobre o paradeiro da jovem.

A mãe de Maria Rafaela revelou que a adolescente mudou seus hábitos alimentares e o comportamento de modo geral após passar um ano como integrante do movimento religioso de Juarez C. Vital. A jovem deixou de consumir carne vermelha, optava por roupas em que o corpo estivesse todo coberto e também evitava usar roupas coloridas. Além disso, Maria Rafaela adotou uma postura retraída, estava isolada da família e não compartilhou o novo número de seu celular com a própria mãe.